Artigos/Nutrição/Saúde


Pesquisa indica que malhar meia hora emagrece mais do que uma hora inteira




Uma pesquisa feita por especialistas da Universidade de Copenhague, publicada na revista científica American Journal of Physiology, revela que meia hora de exercícios diários é capaz de fazer perder tanto peso quanto 1 hora inteira de malhação. 60 homens obesos, porém saudáveis, foram monitorados durante 13 semanas. Metade seguiu um programa de uma hora de exercícios diários e a outra metade fez apenas meia hora de exercícios.

Em média, os participantes que fizeram 30 minutos perderam 3,6 quilos em três meses. Os que fizeram uma hora de exercícios, no entanto, perderam apenas 2,7 quilos. Nos dois grupos, a perda de massa corporal foi a mesma - 4 quilos.

Mads Rosenkilde, um dos pesquisadores, disse: "observamos que fazer exercícios por uma hora, em vez de meia hora, não oferece perda adicional de peso ou gordura. Os homens que fizeram mais exercícios perderam pouco em relação à energia que queimaram correndo, andando de bicicleta ou remando". "Trinta minutos de exercícios concentrados dão resultados igualmente bons na balança", concluiu.

O grupo que passou 60 minutos se exercitando provavelmente comeu mais, portanto perdeu menos peso do que o esperado. Outro estudo britânico noticiado recentemente pela BBC Brasil, também diz que meia hora de exercícios por dia, ou seja, 2 horas e meia por semana, pode proteger a saúde do coração.

A pesquisa do University College London vale inclusive para pessoas de meia idade, entre 40 e 50 anos.

Com informaçôes da BBC

Mais notícias boas em sonoticiaboa.com.br



________________________________________________________________________________






Artigo/Saúde

Ovário - Women's Health




Cisto no Ovário
Ovário - Women's Health
O que é cisto no ovário?
Um cisto no ovário é qualquer acúmulo de fluidos envolvidos por uma parede fina dentro de um ovário. Qualquer folículo ovariano que seja maior que em torno de 2 centímetros é considerado cisto. Um cisto no ovário pode ser pequeno como uma ervilha ou tão grande quanto uma laranja. A maioria dos cistos no ovário são funcionais em natureza e não causam prejuízos. Nos Estados Unidos os cistos nos ovários são encontrados em praticamente todas as mulheres antes da menopausa e em até 14,8% pós-menopausa. 
A incidência de carcinoma ovariano (câncer no ovário) é de aproximadamente 15 casos para cada 100 mil mulheres por ano. Os cistos no ovário afetam mulheres de todas as idades. Porém, eles ocorrem mais comumente em mulheres em idade reprodutiva. Alguns cistos no ovário causam problemas, como sangramento e dor, e pode ser necessária cirurgia para removê-los.
Tipos de cisto no ovário



Cistos funcionais
Os chamados cistos funcionais são parte do processo normal de menstruação.
Cisto folicular
O cisto folicular é o tipo mais comum. Ele pode se formar quando a ovulação não ocorre e um folículo não rompe ou não libera o seu ovo, mas ao invés disso cresce até tornar-se um cisto. O cisto folicular geralmente se forma durante a ovulação e pode crescer até o diâmetro de 5,8 centímetros. Ele tem uma parede fina enchida de fluido claro. A ruptura do cisto folicular pode ocasionar dor forte no lado do ovário no qual o cisto apareceu. Essa dor ocorre no meio do ciclo menstrual, durante a ovulação. Em torno de 1/4 das mulheres com esse tipo de cisto experimenta dor. Geralmente o cisto folicular não produz sintomas e desaparece por si mesmo em alguns meses. Ultra-som é o principal instrumento usado para documentar o cisto folicular. Exame de pélvis também ajuda no diagnóstico se o cisto for grande o suficiente.

Cisto de corpo lúteo
O cisto de corpo lúteo é um tipo funcional que pode romper na época da menstruação e leva até três meses para desaparecer inteiramente. Depois que o folículo libera o ovo ele torna-se uma glândula pequena temporária secretória conhecida como corpo lúteo. O folículo rompido começa a produzir grandes quantidades de estrogênio e progesterona em preparação para a concepção. Se a gravidez não ocorrer, o corpo lúteo geralmente desaparece. Porém, o corpo lúteo pode encher-se de fluido ou sangue e se expandir tornando-se um cisto e ficar no ovário. Geralmente o cisto de corpo lúteo não produz sintomas. Porém, ele pode crescer até 10 centímetros de diâmetro e sangrar ou torcer o ovário, causando dor pélvica ou abdominal. Se ele for enchido de sangue pode romper e causar sangramento interno e dor súbita. O cisto de corpo lúteo não ameaça a gravidez. Mulheres usando pílula anticoncepcionalgeralmente não formam esse tipo de cisto.




Cisto hemorrágico
Um terceiro tipo de cisto funcional, é o hemorrágico. Ele pode ocorrer quando um vaso sanguíneo bem pequeno na parede do cisto se rompe e o sangue entra no cisto. Pode estar presente dor abdominal em um lado do corpo. Ocasionalmente o cisto hemorrágico pode romper com sangue entrando na cavidade abdominal, o que causa muita dor. Geralmente não é preciso cirurgia, mesmo quando o cisto hemorrágico se rompe.
Cistos dermóides

Cisto endometrióide
O cisto endometrióide é formado quando um pequeno pedaço de tecido endometrial (a membrana mucosa que forma o revestimento interno da parede uterina) sangra, desprende-se e cresce dentro do ovário. Quando esse cisto rompe-se, o material transborda para a pélvis, superfície do útero, bexiga e intestino. O tratamento para  cisto endometrióide pode ser médico ou cirúrgico.

Cistos patológicos
Outros cistos são patológicos como os encontrados na síndrome dos ovários policisticos ou aqueles associados a tumores. A síndrome dos ovários policisticos está associada com infertilidade, sangramento anormal, aumento na incidência de perda do feto e complicações durante a gravidez. Síndrome dos ovários policisticos é muito comum, acredita-se ocorrer entre 4-7% das mulheres em idade reprodutiva.




Sintomas do cisto no ovário
Alguns dos sintomas a seguir podem estar presentes, embora possa não aparecer sintoma algum:
* Dor ou desconforto no abdômen inferior, pélvis, vagina, região lombar ou coxas. A dor pode ser constante ou intermitente.
* Abdômen cheio, pesado, inchado ou com pressão.
* Sensibilidade nos seios.
* Dor durante ou logo após a menstruação.
Ciclos menstruais irregulares.
* Sangramento uterino anormal.
* Alteração na freqüência e facilidade da urinação.
* Ganho de peso.
Náusea ou vômito.
Fadiga.
Infertilidade.
* Aumento no nível de crescimento de pelos.




Tratamento do cisto no ovário
O tratamento do cisto no ovário depende do seu tamanho e sintomas. Para cistos pequenos e sem sintomas a melhor ação é simplesmente o monitoramento. A dor causada pelos cistos no ovário pode ser tratada com:
* Analgésicos.
* Banho morno ou compressa quente no abdômen inferior perto dos ovários.
* Chá de camomila.
* Urinar assim que aparecer a vontade.
* Evitar a constipação (prisão de ventre).
* Eliminar cafeína e álcool da dieta e reduzir a ingestão de açúcar. Aumentar a ingestão de vitamina A e carotenóides (cenoura, tomate, verduras) e vitamina B (grãos integrais).
* Uso de pílula anticoncepcional.
* Limitar atividades extenuantes pode reduzir o risco de ruptura do cisto.

Os cistos que persistem por três ciclos menstruais, ou ocorrem depois da menopausa, podem indicar doença mais séria e devem ser investigados, especialmente se há casos de câncer do ovário em membros da família. Tais cistos podem requerer biópsia cirúrgica. Para casos mais sérios de cisto no ovário pode ser necessária cirurgia. Algumas cirurgias podem remover o cisto sem danificar os ovários, enquanto em alguns casos é necessária a remoção de um ou ambos os ovários.

CONT. LENDO NO : http://www.copacabanarunners.net/cisto-ovario.html




Artgos/Nutriçã
Batata yacon tem efeitos probióticos e auxilia sistema imunológico
Add caption



Batata prebiótica
O yacon (ou Smallantus sonchifolius, planta da família Asteraceae) é uma fonte rica em prebióticos - que favorecem a expansão de uma microbiota mais adequada - e de inulina.
A inulina é uma fibra alimentar e funcional solúvel, encontrada naturalmente em mais de 36 mil plantas, existente em quantidades significativas em vegetais como a alcachofra, o aspargo e o alho-poró, entre outros.
A planta tem sido estudada pelo fato de conter fruto-oligossacarídeos (FOS), um tipo de açúcar que o organismo é praticamente incapaz de absorver, mas que possui importantes aplicações sobretudo na microbiota do cólon.
"Estudos feitos ao longo desses anos com outras plantas provaram que o FOS ajuda a reduzir as taxas de açúcar no sangue, o colesterol", explica a pesquisadora Grethel Teresa Choque Delgado, de origem peruana, atualmente desenvolvendo pesquisas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Oligossacarídeos
De acordo com Gláucia Maria Pastore, orientadora da pesquisa, os oligossacarídeos não são só fibras. São também substâncias que denotam ser bastante diferenciadas em auxiliar o organismo humano.
Daí o valor de se buscarem outros oligossacarídeos, a fim de avançar na prevenção de doenças e na elucidação dos mecanismos que põem em funcionamento o trato gastrointestinal principalmente.
"É preciso descobrir mais a respeito da sua relevância para a imunidade. Isso porque, quando o sistema imune está atuante, a saúde com certeza está em perfeitas condições", resume.
Grethel concentrou suas atenções justamente nas questões imunológicas associadas com o consumo do yacon.
Yacon
O yacon é uma raiz, consumida há milênios pelos povos indígenas da era pré-colombiana.
Ela é comercializada como um tipo especial de batata que lembra o inhame e reúne a mesma textura e gosto de uma pera d'água (de polpa mais delicada).
A batata yacon apresenta altos teores de água e de açúcares, apesar de possuir um baixo teor calórico.
Este fato fez com que ela fosse de certa forma negligenciada por muito tempo, uma vez que não representava um alimento capaz de fornecer energia suficiente ao trabalho árduo das frias regiões andinas.
Proteção contra inflamações
O estudo demonstrou que o yacon tem propriedades prebióticas, uma vez que o consumo da dieta à base de yacon elevou os níveis de IgA intestinal - anticorpo responsável pela proteção da camada epitelial do intestino na ausência de infecção.
A alimentação contendo os FOS, informa Grethel, é capaz de prevenir, ainda que parcialmente, o desenvolvimento de reações inflamatórias no trato intestinal.
Os animais alimentados com uma dieta de farinha de yacon tornaram-se menos suscetíveis ao desenvolvimento de sintomas clínicos de colite experimentalmente induzida pelo ácido TNBS, salienta.
O benefício do seu consumo é que a planta modula o crescimento de bactérias saudáveis no intestino, devido à convivência "pacífica" entre bactérias e lactobacilos.
A pesquisadora esclarece que, no organismo humano, existe uma variedade de microrganismos putrefativos e, para auxiliar o intestino, é preciso provocar um ambiente saudável através de certo tipo de microbiota. É aí que entram os prebióticos, que acabam atuando como fator de crescimento de bactérias 'benfazejas'.


            Ovo
-->
-->

Devo restringir a quantidade de ovos que consumo?

Não, hoje não existe recomendação para limitar o consumo de ovos para pessoas saudáveis. O ovo contém quantidades muito baixas de gorduras saturadas ( 1,5g das 5,5g de gorduras insaturadas).
A Associação Americana de Cardiologistas (American Heart Association) corrigiu as suas recomendações para consumo de ovos! “ Não existe uma recomendação específica da quantidade de gemas que uma pessoa deve consumir por semana”.
- Possuem um alto valor nutricional. Um ovo tem 13 nutrientes essenciais em quantidades variadas necessários para o bom funcionamento do organismo, incluindo proteínas de alto valor biológico, colina, ácido fólico, ferro, zinco. Tudo isso por apenas 75 calorias. Ovos são importantes para as dietas de emagrecimento, força muscular, funcionamento do cérebro, a saúde dos olhos e muito mais.
Um ovo grande contém 6g de proteínas, quase metade delas está na gema. Tem 4,5 g de gorduras (7% das necessidades diárias), somente um terço desta é gordura saturada. Não contém gordura trans.

quais são os benefícios?

Ovo é uma ótima fonte de proteína que o corpo absorve com facilidade e também, é um ótimo alimento desintoxicante. Ele contém lecitina, que ajuda a manter o seu fígado saudável, fazendo com que o seu corpo queime gordura!
Muitas pessoas acham que a gema do ovo engorda quando na verdade, a gema é um tipo de gordura boa para a saúde e é aonde você encontra a maioria das vitaminas do ovo, como por exemplo, vitamins A, D, E and K que não são encontradas na clara. Não podemos exagerar por causa do colesterol, mas passe a adicionar pelo menos 1 gema no seu omelete, pois só irá te beneficiar!

Entendendo o Colesterol
Níveis saudáveis de colesterol reduzem o risco de doenças do coração. O colesterol é produzido naturalmente por todos os animais e humanos. O nosso corpo necessita do colesterol para sintetizar as hormonas, vitamina D e para manter as células saudáveis. O fígado produz a maior parte do nosso colesterol. O colesterol da dieta, encontrado nos alimentos como carne vermelha, frango, frutos do mar, ovos e derivados do leite tem pouca interferência no colesterol sanguíneo para a maioria das pessoas.
Um adulto normal, ao ingerir um ovo por dia, pode aumentar o risco de doenças do coração? Pesquisas demonstraram que não existe correlação entre a dieta com ovos e o desenvolvimento de doenças coronárias em indivíduos normais. O colesterol que ingerimos em nossa dieta tem bem menos impacto no nível de colesterol do sangue que a gordura saturada que consumimos, (fonte: Hu et al. Journal of the American Medical Association 1999; 281:1387-94)
Se há uma preocupação com os níveis sanguíneos de colesterol, os passos mais importantes são:
1- Procure manter um peso saudável
2- Mantenha actividade física frequente
3- Siga o padrão de alimentação reduzindo as gorduras saturadas e gorduras trans
Se há ingestão de uma dieta balanceada, não precisa cortar o consumo de ovos ou camarões, a menos que seu médico ou nutricionista faça esta recomendação. Se for aconselhado que mude sua dieta para reduzir o colesterol sanguíneo, o mais importante a fazer é cortar as gorduras saturadas (queijos, manteiga, gordura das carnes, leite gordo, etc). É aconselhável aumentar a quantidade de frutas, verduras e fibras na dieta.
Gorduras insaturadas, na verdade, podem reduzir o colesterol sanguíneo. Tente substituir alimentos que contém gorduras saturadas por alimentos que possuem gorduras insaturadas (azeite virgem, abacate, nozes e sementes, óleos vegetais prensados a frio).
As gorduras trans – encontradas em recheio de biscoitos, bolos, massas, algumas margarinas e alimentos que tem gorduras hidrogenadas) – aliadas às gorduras saturadas aumentam os níveis do mau colesterol no sangue (LDL).
Continue lendo no : http://www.emforma.net/nutricao/os-beneficios-do-ovo/

 Receitas
“OVO INSTANTÂNEO”por Isabella Russo 
Ingredientes:
- 3 claras de ovo
- 1 ovo inteiro
- Manjericão picado
- 2 tomates cereja picados
Modo de preparo:
Adicione todos os ingredientes em uma vasilha, misture bem e deixe no microondas por 2 minutos e meio. Acompanhei o meu “omelete” com meia fatia de English Muffin e geleia.
“OMELETE COM AVEIA”por Isabella Russo 
Ingredientes:
- 3 claras de ovo
- 1 ovo inteiro
- 1/2 xícara de aveia em flocos
- 1/2 xícara de espinafre picado
- Canela
- Óleo de coco
Modo de preparo:
Em uma vasilha, misture todos os ingredientes juntos. Em seguida, adicione os ingredientes em uma frigideira com óleo de coco derretido e deixe cozinhar até que os dois lados estejam dourados. Quando estiver pronto, adicione canela em cima para dar o toque final.
“WRAP DE OMELETE COM GELEIA”por Isabella Russo 
Ingredientes:
- 3 claras de ovo
- 1 ovo inteiro
- 1/2 copo de couve
- 1 tortilla integral
- 2 colheres de sopá de geleia de Manga
Modo de preparo:
Enquanto os ovos e a couve cozinham em uma frigideira, espalhe na tortilla as 2 colheres de geleia de Manga. Quando o omelete estiver pronto, adicione em cima da tortilla e enrole. Se quiser, espalhe o resto da geleia em cima do omelete (dica). Depois de enrolar, coloque o wrap no microondas por 30 segundos para “derreter” todos os ingredientes juntos, mas isso só se você quiser.
“OVO FRITO NO PÃO INTEGRAL”por Isabella Russo 
Ingredientes:
- 1 ovo inteiro
- 1 fatia de pão integral
- Óleo de coco
Modo de preparo:
Enquanto o óleo de coco derrete na frigideira, faça um “furo” redondo no meio do pão integral. Adicione o pão na frigideira e logo em seguida, quebre o ovo dentro do “furo”. Deixe cozinhar esse lado do pão por 1 minuto ou 1 minuto e meio e depois, vire o pão para cozinhar o outro lado por mais 1 minuto. Acompanhei meu ovo frito com mais 3 claras de ovo mexido e ficou uma delícia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário