quinta-feira, 5 de julho de 2012

Estatística


A Estatística

A atividade fundamental do Estatístico é planejar, coletar, analisar e interpretar as informações dispostas em forma de números (leia-se: dados ou informações). Os processos de planejamento, direção e realização de um levantamento estatístico, sejam de pesquisa de opinião, análise de mercado ou outra área, passam pelas quatro fases acima.
O campo de atuação é bastante amplo: nas empresas públicas ou privadas o estatístico tem papel importante ao trabalhar conjuntamente com dirigentes (diretores, gerentes,...) nos diversos setores da empresa (venda, compra, produção, serviço,...), em áreas de planejamento financeiro e de produção, aplicando métodos estatísticos no controle de qualidade de produtos.
Na indústria farmacêutica a Estatística é aplicada para analisar e testar novos medicamentos no tratamento das mais variadas doenças. Na Medicina, a Estatística vem sendo utilizada nos estudos de epidemias, na análise de novos métodos clínicos e cirúrgicos, no registro e coleta de dados sobre a saúde pública. Na agroindústria e pecuária, a busca de técnicas que possibilitem o aumento na produção e da produtividade, diminuindo custos, na melhoria genética de plantas e animais.
Em muitas outras áreas têm-se requerido a participação efetiva de Estatísticos, para orientar, planejar, desenvolver, implementar métodos estatísticos eficientes que auxiliem a tomadas de decisão, associando as novas tecnologias. Na indústria de manufatura propriamente dita, o Estatístico desempenha papel fundamental, otimizando processos, buscando continuamente a melhoria da qualidade de serviços e produtos. Nas Ciências Atuariais, desenvolvendo e gerenciando planos de saúde, fundos de pensão ou previdência privada, etc.
Em resumo, o Estatístico é um profissional que produz informação especializada para um mundo cada vez mais especializado. É graças a isto e a uma atuação diversificada que o Estatístico vem conquistando de forma contínua o seu espaço no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário